Friday, May 05, 2006

série:Tradiçoes no Mundo



Na cultura celta, MAIO se dizia "Maj", um mes de liberdade, mes em que o gado era guiado através das fogueiras para receber purificaçao e tornar-se fértil.Também é nesse mes que se pode ver muitas decoraçoes, em muitas igrejas irlandesas.

Para algumas culturas da Irlanda, maio é o mes que levava-se para casa, as bençaos que os espíritos das árvores tem o poder de conceder. Daí o costume que lá existe de plantar uma árvore de maio a frente de cada porta ou de carregar a árvore de maio de porta em porta para que todos os lares possam receber seu quinhao de bençaos.



O mes de maio também é o mes dedicado a proteçao dos pobres. Pangh estava sempre com os pobres e lutava por eles. Ele é também o inventor da "siringa", uma flauta de nove tubos, a flauta sagrada de Pangh feita com pedaços de cana de vários comprimentos. Também emprestou seu nome a nossa conhecida "flauta de Pa".

Pangh é um Duende dos Bosques, que gosta de permanecer junto dos rebanhos, sempre protegendo e ajudando, muito embora seu aspecto nao seja dos mais bonitos. Pangh, chegou a ser retratado com um ser lascivo, mas ele é um filho da Terra e uma deidade da fertilidade. Pessoas má intencionadas o chamaram de "Panico", por sua aparencia grotesca, nao tendo conhecimento da beleza de sua alma, que é mais bela do que muitos vaidosos humanos...

Pangh continua vivendo nos bosques e continua sendo estimado e reverenciado como um duende campestre e ajuda financeiramente todo aquele que lhe fizer um pequeno agrado.

Fonte: rosanevolpatto

3 comments:

Hindy said...

Bonito! :)
Bjs

Nelsinho said...

Interessantíssimo!

Nelsinho

Marian - Lisboa - Portugal said...

Maio n?o é um m?s fantástico?!... ;))
Beijinhos aos dois!